Hatha Yoga é uma forma de Yoga pré-clássico.

Os antigos sábios ensinaram o Hatha Yoga como uma prática diária.
Tradicionalmente, o Hatha Yoga era parte de um estilo de vida que inclui dieta adequada, meditação e estudo, juntamente com os códigos de conduta para a vida ética. Hoje em dia, e especialmente nos Países ocidentais é utilizado terapeuticamente, e como uma forma de medicina complementar para tratar uma grande variedade de problemas relacionados com a saúde.
Felizmente esta tendência tem sido contrariada com o número crescente de pessoas a praticar Yoga, antes de necessitar por motivos terapeuticos, procuram uma forma saudavel de estar na vida, vivendo em harmonia com todo, atrávés da pratica do Yoga.

Hatha Yoga refere-se à prática física do Yoga, ou "união" do corpo, mente e eu(self), ou seja a consciência individual com a Universal, a fonte da criação. Hatha yoga consiste em asana (posturas de yoga), pranayama (exercícios respiratórios) e meditação. Nos antigos textos do Hatha Yoga Pradipika, diz que o Hatha Yoga e Raja Yoga, o Yoga da meditação são indissociáveis. Não se pode ter uma sem o outro. Hatha Yoga está lá para limpar o corpo, melhorar a saúde, flexibilidade, força e clareza da mente do praticante de yoga para que a meditação pode ocorrer espontaneamente, como um caminho para o desenvolvimento espiritual.As posturas de Hatha Yoga são também praticados em um estado meditativo. Muitas pessoas têm usado com sucesso Hatha yoga para melhorar a concentração e força de vontade também.

Outra disciplina importante no Hatha Yoga é o Pranayama, que também lhe dá grande controle sobre sua respiração. Os sábios da Índia antiga acreditavam firmemente que a mente pode ser controlada por controlar o ritmo de sua respiração. Aqueles que têm um controle sobre sua respiração podem conseguir controlar suas mentes. Usando o poder da mente, eles acreditavam que se poderia de fato reacender as energias que estavam sem uso ou dormentes em nosso corpo.

Os exercícios de relaxamento previstos no Hatha Yoga podem realmente ajudar aqueles que sofrem de asma crônica, hipertensão, bronquite e até mesmo depressão.

O Significado da Palavra "Hatha"
Muito brevemente colocado, o componente, "Ha", significa sol em sânscrito. Ela representa a parte "positiva" de um modo geral, e consiste em muitas qualidades, tais como a energia do sol, luz, paixão, actividade, e criatividade. O componente "Tha" significa lua em sânscrito. Ela representa a parte "negativa" do todo, e é composto de muitas qualidades, como a energia lunar, frieza, passividade e receptividade. Este significado é atribuído à busca do equilíbrio das forças solar e lunar, masculina e feminina como objectivo final dessa prática.


Se nós não trabalhamos para ter uma mente saudável e equilibrada, a vida torna-se pesada. B.K.S. Iyengar
Leituras Relacionadas
Kundaliní - Centro de Yoga © 2017