Ashtanga Vinyasa Yoga foi desenvolvido e tornado popular por K. Pattabhi Jois e seu Mestre Krishnmacharya, sendo um sistema do Hatha Yoga que se baseia num método dinâmico de praticar asanas (posturas psicofísicas), utilizando as posturas tradicionais do Hatha Yoga numa sequência fluída e sem intervalos, sendo o mais exigente no plano físico de todos os métodos de Yoga que se conhecem hoje em dia.

Esse método envolve a sincronia entre a respiração(ujjayi) e as sequências de posições (asanas), combinando movimentos interligados que fluem através do movimento respiratório (vinyasa). A respiração é o coração desse método, conectando asana a asana em uma ordem precisa, associadas a fixaçoes oculares e bandhas.

Essa sequência de posições corporais une flexibilidade e força, firmeza e relaxamento, discernimento e aceitação. Produz um intenso calor corporal, desintoxicando órgãos internos e músculos através da transpiração, com uma profunda melhora na circulação (promovendo a purificação, tonificação e oxigenação de órgãos e glândulas), um corpo forte e uma mente clara e atenta, actuando no sistema nervoso central e preparando o corpo e a mente para a meditação.


Pratica e tudo surgirá! K. Pattabi Jois
Leituras Relacionadas
Kundaliní - Centro de Yoga © 2017