YOGA é uma filosofia prática. É uma arte milenar que nasceu na Índia, cujo objectivo é o desenvolvimento, harmonização e unificação do ser.

A palavra YOGA deriva do Sânscrito da raiz Yuj, que significa literalmente unir, atar, juntar. Juntar a parte fisica com a mental, levando a reintegração e reequilíbrio do ser.

A palavra Yoga pode ser entendida de duas formas:

Técnicas e práticas corporais, respiratórias, relaxamento, concentração, auto conhecimento e observações éticas e morais que estabelecem uma harmonia tanto interna quanto externa do indivíduo para que a experiência daquela Unidade Primária permita o estado de plena felicidade.

O objetivo final da prática do Yoga , reintegrar o indivíduo como um todo para que a experiência e a realização dessa Unidade seja possível. A meta é Moksha descondicionamento do homem, ou Samadhi área de conhecimento que abrange diversos graus de hiperconsciência.

O Yoga torna-se o meio e o fim ao mesmo tempo.

O Yoga Sutra de Patañjali é uma das escrituras clássicas mais conhecidas do Yoga. Patañjali afirma em seu segundo verso o seguinte:
"Yoga Citta Vrtti Nirodha"
(yoga sutra I.2)

"Yoga é a cessação dos turbilhões da mente"
(yoga sutra I.2)

Cumpre ainda sublinhar que a definição do Yoga e a maneira como este é entendido, aplicado e vivido, depende da orientação de cada escola. Assim, apesar da similitude, é natural encontrar-se algumas diferenças de definição e de entendimento de escola para escola.


A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Dalai Lama
Leituras Relacionadas
Kundaliní - Centro de Yoga © 2017