Yoga para superar a adversidade e mudar a sua prespectiva na vida

11/01/2017 por Mind body green

4 formas de utilizar o Yoga para superar a adversidade e mudar a sua prespectiva na vida

"Em apenas uma noite, tudo mudou."

Esta foi a frase que o meu aluno de Yoga Brittney Olberding começou por me dizer sobre a sua alteração de vida após um acidente de carro em que esteve envolvido uns anos antes. Nessa altura ela tinha 21 anos, e 4 anos de universidade a estudar enfermagem na Azusa Pacific a leste de L.A. no último ano de colégio, ela estava muito exitada fazendo planos para começar a trabalhar como enfermeira registada, uma carreira pela qual estava apaixonada.

Contudo, os acontecimentos a 8 de Outubro de 2006, alteraram drásticamente o curso da vida de Brittney e ofereceram-lhe uma nova prespetiva do que realmente significa viver.

Enquanto conduzia tarde nessa noite, Brittney atingiu um veículo danificado que estava parado na borda da estrada, e o seu carro caiu por um ribançeira. Brittney ficou imóvel no seu veículo destruído durante horas, só foi encontrada na manhã seguinte por um motorista de reboque que tinha vindo para recuperar o carro deixado na estrada.Apesar de graves danos ao veículo de Brittney, o acidente deixou-lhe poucos ferimentos visiveis. Na verdade, o único osso quebrado em seu corpo inteiro era seu dedo anular.

Mas Brittney sofreu uma lesão cerebral traumática chamada ataxia cerebelar, que é uma lesão do cerebelo causando disfunção do sistema motor. Brittney passou os primeiros três meses após o acidente internada em tratamento intensivo.

Apenas ficar de pé era uma tarefa extremamente difícil para ela, assim como agarrar pequenos objetos, escrever e até respirar com ritmo consistente. Durante um ano e meio, Brittney aprendeu a andar e a se movimentar com fluidez novamente através de reabilitação ambulatorial.

Como parte de seu tratamento, Brittney se matriculou em uma aula de Yoga adaptativa oferecida no programa de lesões cerebrais adquiridas (ABI) do San Diego Community College District.

Aqueles dois anos de prática regular serviu como um catalisador para Brittney para voltar para a escola, embora ela sabia como desafiador seria. Ela se matriculou em uma aula de Hatha Yoga e depois continuou seus estudos e sua prática de Yoga no MiraCosta College, onde a conheci em 2013.

Brittney se matriculou na minha aula de Vinyasa Yoga , que explorou o emparelhamento de poses físicas (asana) com técnicas de respiração (pranayama).

Nas aulas de estilo Vinyasa, o ênfase está nos movimentos sincronizados com a respiração, nos quais as poses de Yoga estão ligadas entre si usando a respiração para criar fluxo contínuo. A arte da sequência inteligente e pensativa das aulas inclusivas, de vários níveis sempre trouxe-me alegria através de meus anos de trabalho como um instrutor de fitness e mais de uma década de estudo e ensino de Yoga.

Brittney disse-me que a exploração consciente do movimento é o que finalmente mudou sua perspectiva sobre a sua prática, e sua lesão.

Abaixo, ela oferece quatro maneiras em que a prática de yoga pode ajudar qualquer um a superar a sua luta:

1. Fique centrado em sua respiração.

"Através das aulas de yoga, eu descobri que os movimentos serviram como uma "meditação em movimento", o que me permitiu compreender a beleza do ritmo da minha prática pessoal", disse Brittney. "Eu aprendi que a respiração é o que causa o movimento, e eu encontrei espaço, paz, beleza, e apreciação para a vida com estas aulas e este estilo de prática."

2. Encontre a paz com o que tem.

Para Brittney, a prática ofereçe mais que simplesmente o beneficio fisico, a nível fisico a prática é poderosa devido ao trabalho desafiador de continuar a construir sua coordenação, força e equilíbrio. O Yoga também ofereceu a Brittney alívio mental e a oportunidade de aprender a amar e aceitar a si mesma e os outros com uma perspectiva inteiramente nova.

3. Devolva.

Como Brittney continuou a desafiar-se fisicamente, mentalmente e emocionalmente em seu tapete, ela também desafiou a si mesma através de seus estudos, ganhando certificados como auxiliar de enfermagem e auxiliar de saúde em casa.

Dado o impacto profundo que o Yoga teve em sua vida, Brittney se sentiu compelida a partilhar o dom do Yoga com os outros. Ela se matriculou no programa de treinamento de professores de Yoga oferecido no campus, onde tive a sorte de tê-la novamente como aluna.

"Eu nunca teria me visto como um aluno de Yoga, muito menos um professor de Yoga, mas meu acidente me trouxe para desfrutar a serenidade que é o Yoga e para apreciar como transformadora a prática pode ser", disse Brittney. "O Yoga me ensinou a viver no momento presente e para celebrar o que é possível hoje.Eu descobri que desafiar a minha mente e corpo através do yoga realmente trouxe esperança e habilidades para a minha vida pessoal e para as vidas das pessoas com quem trabalho. "

4. Viva no presente.

Se em qualquer momento da vida você se encontra diante da adversidade, tome o conselho de Brittney sobre como o Yoga pode lhe oferecer uma nova perspectiva:

"Yoga não é meramente poses loucas, o coração do Yoga é tirar sua mente de si mesmo e apenas para estar presente na vida como é agora, porque a vida é bela".

Fonte: Mind body green

blog comments powered by Disqus
Kundaliní - Centro de Yoga © 2017